quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Explorer

explorador de Gibson é um tipo de guitarra que fez sua estréia em 1958. O Explorer oferecido um radical, design de corpo "futurista", muito parecido com seu irmão, o Flying V . O Explorer foi o desenvolvimento final de um projeto de protótipo, que anos mais tarde Gibson comercializado sob o nome Futura .
Funcionamento inicial do Explorer foi vencida, eo modelo foi descontinuado em 1959. Em 1976, Gibson começaram a relançar o Explorer depois de outra guitarra empresas tiveram sucesso vendendo projetos similares. O Explorer se tornou especialmente popular entre o hard rock e heavy metal músicos da década de 1970 e 1980.


terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Jaguar

Fender Jaguar - é uma guitarra elétrica que foi introduzida no mercado em 1962.
Se os designers da Jaguar pretenderam criar um instrumento para tocar Surf music ou se foi uma tentativa de posicionar a nova guitarra no mercado jazzístico (como foi o caso de sua predecessora, a Jazzmaster), [1] isso ainda é um assunto em discussão entre seus fiéis aficcionados.
De qualquer forma, a Jaguar rapidamente conquistou um lugar na então emergente cena da Surf music, unindo-se aos modelos já associados ao estilo musical, a Jazzmaster, a Mosrite [2] e a Stratocaster.
Ela voltou a se popularizar no inicio dos anos 90 utilizada por muitas bandas de rock da época como NirvanaTeenage Fanclub,Swervedriver[3] Curve, etc.
Seu design e beleza foi eternizado na capa do renomado disco "Loveless" (1991) do My Bloody Valentine, considerado por muitos críticos um dos melhores discos daquela década.


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012


Semi-Acústica
É a mistura de uma guitarra com um violão, por isso é tão grande e tem caixa acústica.
Costuma ter dois humbuckers e ponte fixa.
É mais utilizada por guitarristas de blues e jazz, mas muitos guitarristas que querem fazer um som mais acústico utilizam este modelo.  B.B. King e John Frusciante são exemplos de quem fez uso dessa guitarra.
Uma das mais conhecidas (e mais caras) é a da Gretsch, mas também tem as Ibanez e as Epiphone que são muito boas.



Super Strat
Apesar de parecer com a Stratocaster, tem grandes diferenças, como humbucker no lugar de single-coil e ponte flutuante (floyd-rose). É bom saber também que a ordem dos captadores varia, pode ser que tenha single-coil, além de humbucker.  Costuma ter mais casas na escala e alguns modelos têm 7 cordas.
Assim como a Stratocaster, também é bem versátil, mas é mais utilizada por guitarrista de metal e hard rock, como Van Halen, Kirk Hammett, Jeff Beck e Vernon Reid.
As marcas mais conhecidas e recomendadas são Ibanez, Jackson e Cort. Já testei uma Cort X-6, achei muito macia, bem acabada e realmente vale a pena pelo custo-benefício. Só não gosto de ponte floyd rose, pois tem microafinação, o que torna a troca de cordas muito mais chata do que o normal, pois tem que tirar uma corda e já colocar outra no lugar, não pode tirar todas e depois colocar de volta, como costumo fazer. O fato de não ter escudo também não me agrada, fica muito mais fácil de riscar a guitarra devido às palhetadas. Mas isso é culpa do modelo, e não da marca. Aliás, quase comprei uma Stratocaster Cort, mas a versão canhota não estava mais disponível.

domingo, 22 de janeiro de 2012


SG
Tem ponte fixa e dois humbuckers, originalmente feita pela Gibson.
É usada quase que exclusivamente por guitarristas de hard rock, como Angus Young. Mas também é bem conhecida pelo Tony Iommi, Robby Krieger,  Allison Robertson, Glen Buxton e Kim Thayil.
Logicamente, conhece-se mais a SG da Gibson, porém as Epiphone também não ficam muito atrás


Flying V e Explorer

São basicamente a mesma guitarra. Tem dois captadores humbuckers e ponte fixa.
Em geral, são usadas em metal, rock mais pesado.
Rhandy Rhodes, Kirk Hammet, Richie Sambora, Jimi Hendrix são alguns dos guitarristas que tocam/tocaram com uma Flying V. Já com a Explorer, temos James Hetfield, Dave Grohl, Mathias Jabs e  Marty Friedman.
Foram criadas pela Gibson, mas também as da Dean, Ibanez e Cort não deixam a desejar em nada.


Telecaster
Foi uma das primeiras guitarras criadas, feita pelo mesmo criador da Stratocaster, Leo Fender.  Tem dois single-coils e ponte fixa.
Não é dos modelos mais usados, mas costumam usar para tocar blues, country, e até funk rock. É usado pelo John Frusciante, Keith Richards, Eddie Vedder, Syd Barret e Kurt Cobain.
Além das Fender, também ouvi elogios das Telecasters Tagima, que parecem não perder em nada com relação às Fender.


Les Paul


Esse modelo tem, em geral dois captadores Humbuckers e ponte fixa.
Também é bem versátil, o mais conhecido por usar Les Paul é o Slash (não é todo mundo que tem uma coleção de Les Paul…), mas também é usada pelo Zakk Wylde, Mark Knopfler e The Edge.
Como o modelo foi criado pela Gibson, naturalmente é a marca mais famosa. Porém também é fabricado por outras marcas. Ainda não tive a oportunidade de testar uma Les Paul, mas já ouvi falarem bem das Epiphone.

Stratocaster


É o modelo mais comum. Tem, em geral, três captadores single-coils, mas algumas têm um humbucker perto da ponte (tremolo).
Pode ser usada pra tocar qualquer estilo. Jimi Hendrix, Eric Clapton, Tom Morello, John Mayer e Dave Murray são exemplos de quem usa/usou essa guitarra. Reparem que os estilos deles são bem diferentes, isso mostra o quão versátil é a Stratocaster.
A mais famosa é da marca Fender, mas muitas marcas fabricam esse modelo. Recomendo as da Tagima, não são muito caras e não deixam a desejar em nada, sem contar que boa parte dos modelos tem versão para canhotos, o que para mim tem grande importância. Tenho uma Tagima 635, guitarra linda, com ótimos acabamento e som, além de ter um detalhe que permite melhor alcance nas últimas casas

Descrição da guitarra elétrica de corpo maciço.



1 - Cabeça, Paleta, Mão ou Headstock.
1.1 - Cravelhas/Tarraxas.
1.2 - Pestana.
2 - Braço e Escala.
2.1 - Casas.
2.2 - Trastes.
2.3 - Marcações.
2.4 - Junção braço/corpo.
3 - Corpo.
3.1 - Captador do braço.
3.2 - Captador da ponte.
3.3 - Ponte.
3.4 - Alavanca do trêmulo.
3.5 - Chave seletora dos captadores.
3.6 - Controles de timbre e volume.
3.7 - Jaque/Jack (conector TRS fêmea).
3.8 - Pinos de fixação da correia.
4 - Cordas.
4.1 - Cordas graves.
4.2 - Cordas agudas.

Altura


altura do som produzido depende da relação física entre o comprimento da corda, de sua tensão e sua espessura.
Basicamente, quanto mais curto o comprimento da corda, quanto mais fina a corda ou quanto mais distendida a corda, maior velocidade terão as vibrações, logo, mais aguda será a nota (ou mais alta).
A altura padrão das cordas soltas de uma guitarra (ou a afinação padrão) é igual a do violão (das cordas agudas para graves): MiSiSol e Mi. Porém, existem infinitas combinações de afinação das cordas soltas. Existem ainda guitarras com mais de 6 cordas. Sua afinação pode obedecer a razão de intervalos das anteriores ou não.
guitarrista pode modificar a altura da nota executada de diversas maneiras. A mais comum é pressionar a corda num determinado traste para diminuir ou aumentar o comprimento da corda que vai vibrar tornando a nota mais alta ou mais baixa. Cada traste divide o comprimento da corda numa razão geométrica que altera a altura da nota sempre em semitons(de acordo com o temperamento atual). Outra maneira comum é esticar ou até distender a corda com o uso de técnicas como 'bend' e alavancada, essa técnica tira o temperamento original do instrumento.


Modificações elétricas

As modificações podem ser inúmeras, dentre as mais comuns são a adição de: distorção, repetição (delay), reverberaçãoequalizaçãoflangephaserwah-wah e chorus. As modificações dos sinais elétricos podem ser feitas por aparelhos eletrônicos próprios como: pedais compactospedaleira de guitarra (tais como modelos fabricados pela Boss,Digitech e Zoom), rack de efeitos, efeitos produzidos por computador (Cakewalk Sonar 1, 2, 3, 4, 5; SoundForgeProtools) ou amplificadores de guitarra com efeitos embutidos

sábado, 21 de janeiro de 2012